Livro Atmosferas Explosivas

livro
Noite de autógrafos - Livraria Saraiva Shopping Ibirapuera SP 26-03-2015
Noite de autógrafos Livraria Saraiva Ibirapuera 22-09-2016
Tarde autógrafos Santos 10-11-2016. Evento Metalock
Noite de autógrafos na cidade de Salvador BA. 01-12-2016
Autógrafos UL Brasil 06-12-2016
Autógrafos no encontro sobre atmosferas explosivas do Cobei – no SENAI de Mauá. 03-05-2017
Noite de autógrafos na cidade de Curitiba PR. 24-04-2017

Esta obra contribui para o setor de engenharia elétrica ao apresentar informações relevantes sobre as normas que envolvem a segurança dos trabalhadores e dos locais com a presença de Atmosfera Explosiva.

Os requisitos sobre a identificação, seleção, montagem e instalação de equipamentos elétricos Ex, apresentados nesta obra oferecem aos profissionais responsáveis uma grande contribuição, uma vez que o livro expõe detalhes sobre a montagem segura desses equipamentos em áreas classificadas.

O livro pode ser adquirido em:


APRESENTAÇÃO À SEGUNDA EDIÇÃO

Os equipamentos elétricos instalados nas áreas em que haja a presença de atmosfera explosiva são fontes de risco potencial. Assim, a seleção, instalação, montagem, manutenção e o reparo deles devem ser feitos de tal forma que possa garantir a segurança dessas áreas e das pessoas que nelas transitam. A ignição de atmosfera que contém gases e vapores inflamáveis ou poeiras combustíveis pode ocorrer por meio de uma fonte de ignição, e esta pode ter origem no centelhamento dos equipamentos elétricos, no calor liberado por eles, na eletricidade estática ou em outra fonte de ignição com energia suficiente. As explosões normalmente causam destruição dos edifícios e instalações industriais, bem como comprometem a segurança das pessoas e do meio ambiente. Desse modo, não basta somente à seleção adequada do equipamento elétrico e dos acessórios, é necessário que a instalação e a montagem sejam feitas de tal forma que os equipamentos e as instalações não se tornem uma fonte de ignição. Para isso, as instalações devem ser executadas de acordo com normas que definem regras de segurança nessas áreas. Atualmente, no Brasil, as normas utilizadas nesse segmento baseiam-se em normas internacionais IEC. As normas brasileiras que estabelecem as regras de engenharia e segurança nas instalações elétricas em áreas com a presença de atmosferas explosivas pertencem à série ABNT NBR IEC 60079.


PREFÁCIO
As instalações elétricas de instrumentação, automação e telecomunicações em áreas classificadas representam uma especialidade no campo da eletricidade, aplicável em todas as plantas industriais em que gases inflamáveis ou poeiras combustíveis possam estar presentes no processo, com a possibilidade da presença de atmosferas explosivas e dos riscos decorrentes de eventuais explosões.

Como exemplos dessas instalações industriais, nas quais informações apresentadas neste livro são aplicáveis, podem ser citadas as refinarias de petróleo, plantas químicas e petroquímicas, indústria sucroalcooleira, indústria de alimentos e plataformas de exploração de petróleo.

Em todos esses locais, existem requisitos adicionais para instalação de equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação ou de telecomunicações, em função dos riscos que eles podem representar de se tornarem fontes de ignição para uma atmosfera explosiva, a qual pode ser formada em decorrência, por exemplo, de eventuais vazamentos dos equipamentos de processo.

Por causa dos riscos de explosão e de suas consequências devastadoras, existem requisitos específicos para a certificação dos equipamentos Ex a serem instalados em plantas industriais contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis. Há também procedimentos específicos abrangendo as atividades de projeto, seleção de equipamentos, montagem, inspeção, manutenção, reparos, auditorias de instalação e de equipamento Ex, os quais são abordados neste livro.

Na área de especialidade Ex, é necessário que os equipamentos e as instalações estejam seguros durante o ciclo total de vida, desde o projeto, montagem inicial até a fase contínua de operação e de manutenção deste tipo de plantas industriais. Esse ciclo pode perdurar por décadas, por exemplo, nas instalações de refinarias de petróleo, plantas petroquímicas, plataformas offshore e outras atividades industriais.

Em virtude de suas graves consequências, os resultados de uma explosão numa instalação industrial desse tipo podem representar grandes perdas de patrimônio, bem como perda de grande número de vidas humanas. Em muitos casos, resultam também em graves danos para o meio ambiente, decorrentes, por exemplo, de vazamentos em tanques de armazenamento de produtos inflamáveis em plataformas de petróleo offshore ou em navios petroleiros. Por este motivo a importância deste livro em apresentar boas práticas e informações fundamentais sobre este assunto.

Periodicamente a imprensa nacional e a internacional noticiam a ocorrência de explosões em instalações industriais que contêm atmosferas explosivas tanto no Brasil como em outros países do mundo. Verifica-se nesses graves acidentes que somente a certificação dos equipamentos Ex não é suficiente para se garantir a segurança dos locais com a presença de atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham.

Na grande maioria dos acidentes que envolvem explosões em instalações industriais com atmosferas explosivas, as causas básicas estão associadas a falhas humanas na execução das atividades de projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos e instalações. Essas falhas, por sua vez, são provenientes de deficiências nos requisitos de treinamento, qualificação, competências pessoais e certificação dos profissionais envolvidos na execução, supervisão ou aprovação dessas atividades.

Dentro desse cenário em que existe uma grande carência de informações e de fontes de consulta sobre os requisitos básicos de segurança em atmosferas explosivas e sobre instalações elétricas e eletrônicas Ex, a obra de José da Silva representa um importante meio de acesso a informações técnicas, orientações a respeito de procedimentos normativos aplicáveis e boas práticas nessas áreas.

De acordo com as melhores práticas representadas pelos sistemas internacionais de certificação elaborados pelo IECEx e que contam com o apoio da ONU, para se garantir a segurança durante o ciclo total de vida das instalações Ex, existe a necessidade da certificação das competências pessoais de profissionais que executem ou supervisionem as atividades de projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos e instalações nas áreas com a presença de atmosferas explosivas, bem como da certificação das empresas de prestação de serviços Ex que atuem nessas áreas.
Este livro foi escrito com base em requisitos indicados nas normas da série ABNT NBR IEC 60079, que são elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SC-31 do Cobei e publicadas pela ABNT. Essas normas apresentam os requisitos internacionalmente harmonizados e acordados para a execução dessas atividades, que são de responsabilidade dos proprietários das plantas industriais e, muitas vezes, executadas por empresas especializadas na prestação de serviços Ex.

Em razão da complexidade desse assunto diversas especialidades técnicas, entidades e associações atuam nesse setor, incluindo segurança industrial, normalização técnica, tecnologia, requisitos legais compulsórios, certificações de conformidade, meio ambiente, comércio nacional e internacional. O presente livro pode ser considerado como consulta recomendada para todos os profissionais envolvidos nestas atividades ou entidades.

Fazem parte dos importantes elos da cadeia de segurança em atmosferas explosivas Ex os usuários das instalações, as empresas projetistas, empresas de montagem, empresas de inspeção, empresas de manutenção, oficinas de serviços de reparos de equipamentos, os fabricantes de equipamentos, organismos de certificação de pessoas, organismos de certificação de produtos, laboratórios de ensaios de equipamentos, laboratórios de instalações e as entidades regulamentadoras. Por outro lado, todos os profissionais que atuam nessas empresas, entidades ou associações necessitam possuir conhecimentos e qualificações sobre atmosferas explosivas, cujos principais tópicos são abordados neste livro.

Na segunda edição desta obra, revisada e ampliada, foram acrescentados requisitos e informações sobre as atividades contendo poeiras combustíveis, encontradas, por exemplo, em silos de armazenamento de grãos, indústria alimentícia, fábricas de fertilizantes e minas subterrâneas de carvão.

Foram também incluídas nesta segunda edição, entre outros assuntos, informações gerais sobre os sistemas internacionais de certificação do IECEx para o ciclo total de vida das instalações Ex, bem como sobre os procedimentos de inspeções das instalações Ex, tendo como base os requisitos indicados na norma ABNT NBR IEC 60079-17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas.
Deve ser ressaltado que as atividades envolvendo inspeção inicial detalhada e inspeção periódica visual nas instalações em atmosferas explosivas, são consideradas uma das atividades mais importantes para se garantir a segurança ao longo do ciclo total das instalações, uma vez que tais inspeções permitem detectar antecipadamente a existência de eventuais não conformidades de projeto, montagem, manutenção ou reparo. E isso possibilita a execução de ações preventivas ou corretivas necessárias, de forma que as instalações estejam seguras, de acordo com os requisitos normativos da série ABNT NBR IEC 60079.

Nesse sentido, o livro “Atmosferas Explosivas” representa uma contribuição significativa para os profissionais envolvidos com as atividades de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos e auditorias de instalações e de equipamentos em áreas com a presença de atmosferas explosivas.
Com uma abordagem direta e resumida, o livro apresenta informações essenciais a respeito desses assuntos; assim, constitui uma obra importante para os profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre problemas e soluções que envolvam as instalações elétricas em áreas classificadas.
Ademais, representa uma importante fonte de consulta para os profissionais que estão em busca da certificação de suas competências pessoais em atmosferas explosivas, que deve ser feita por meio de organismos de certificação de pessoas, incluindo atividades relacionadas com a especificação de equipamentos elétricos para atmosferas explosivas, bem como as de projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos e auditorias.

Roberval Bulgarelli
Consultor e engenheiro sênior da Petrobras. Coordenador do Subcomitê SC-31 do Cobei. Representante do Brasil no TC-31 da IEC e no IECEx. IEC 1906 Award. Docente da Universidade Petrobras.